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Dúvidas Frequentes

1. Quem pode submeter ideias no Programa Sinapse da Inovação?

Pessoas físicas residentes no estado de Santa Catarina, que tenha 18 (dezoito) anos completos na data de publicação do edital (02/10/2017), e que apresentem uma ou mais ideias inovadoras.

 

2. Preciso ter uma empresa para participar?

Não é necessário ter uma empresa constituída para propor uma ideia. A constituição da empresa, no entanto, será necessária apenas após a terceira fase do programa (fase do projeto de fomento) caso a ideia seja aprovada. Para receber os recursos financeiros da FAPESC, não reembolsáveis, na forma de subvenção econômica, a pessoa física deverá obrigatoriamente, até a data de 30/03/2018, constituir uma empresa com sede no estado de Santa Catarina.

 

3. Já tenho uma empresa constituída, posso participar?

Podem participar Microempresas ou Empresas de Pequeno Porte (MEEPP), sediadas no estado de Santa Catarina, que atendam às seguintes condições:

a)pessoa física (coordenador do projeto) que possua vínculo como proprietário ou sócio proprietário de Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte (MEEPP), com data de constituição em até 9 (nove) meses anteriores à data de publicação do edital (após 08/01/2017);
b)a MEEPP deverá ter objeto social que contemple atividade operacional relacionada com a ideia inovadora contemplada no âmbito desta chamada;
c) a MEEPP não poderá ter sócios proprietários que possuam outra empresa;
d) estar adimplente junto à FAPESC;

4. Como submeto minha ideia? 

Acesse o Portal Sinapse da Inovação: http://sc.sinapsedainovacao.com.br/ e clique em “Ideias e Cadastro”, em seguida clique em “Quero me cadastrar”. Após preencher seus dados, você receberá um e-mail para confirmar o cadastro. Depois de confirmado, faça seu login e clique em “propor ideia”.

 

5. Até quando posso submeter minha ideia?

As ideias podem ser submetidas a partir do lançamento da Chamada Pública (02/10/2017) até às 23 horas e 59 minutos do dia 02/11/2017, via Portal Sinapse da Inovação: http://sc.sinapsedainovacao.com.br/

 

6. Como participar do Sinapse da Inovação sem ter uma ideia?

Através da Bolsa de Valoração de Ideias (BVI): um mecanismo que se destina a promover a participação de toda a comunidade catarinense no programa Sinapse da Inovação. Trata-se de um mecanismo similar a uma bolsa de valores onde qualquer cidadão ao fazer sua inscrição recebe 20 créditos virtuais que poderão ser aplicados nas Ideias que lhe parecerem melhores. Estas aplicações, seguidas de comentários, são confrontadas com as notas aplicadas pelos avaliadores. A soma obtida pelo produto dos Créditos aplicados pelas respectivas notas formará uma pontuação. As 5 melhores pontuações receberão prêmios oferecidos pela Fundação CERTI no intuito de fomentar o empreendedorismo inovador no Estado de Santa Catarina.

 

7. Haverá prorrogação do prazo de submissão de ideias?

Não haverá prorrogação do prazo de submissão de ideias. Por isso, fique atento e submeta sua ideia inovadora tranquilamente com antecedência.

 

8. Posso acessar minha ideia para fazer alterações após cadastrá-la?

Sim, as ideias poderão ser modificadas até o prazo limite de encerramento das inscrições. Após este prazo, modificações não serão possíveis. Mas cuidado, não deixe para a última hora para evitar riscos.

 

9. Quais os benefícios de submeter minha ideia com maior antecedência da data de encerramento das inscrições?

Apresentar a sua ideia com antecedência é vantajoso, pois permite que ela seja avaliada e comentada por outros participantes do programa por mais tempo. Desta forma, você ganhará maior relevância no sistema e maior número de feedbacks.

 

10. Como as ideias serão avaliadas?

Cada ideia será avaliada por dois especialistas, com formação e experiência em uma ou mais áreas temáticas do programa, homologados pelo Comitê Gestor. As avaliações seguirão os critérios estabelecidos no edital e, caso haja uma discrepância entre as avaliações, um terceiro especialista irá avaliar a ideia.

 

11. Qual o conceito de Inovação adotado pelo Programa?

Para fins deste edital, é adotado o conceito de inovação da Lei Nacional de Inovação (Lei Nº 13.243/2016), que a define como a introdução de novidade ou aperfeiçoamento no ambiente produtivo e social que resulte em novos produtos, serviços ou processos ou que compreenda a agregação de novas funcionalidades ou características a produto, serviço ou processo já existente que possa resultar em melhorias e em efetivo ganho de qualidade ou desempenho.

 

12. Qual será o recurso financeiro oferecido para os selecionados para a etapa de pré-incubação?

O recurso financeiro concedido às ideias que forem aprovadas nas 3 fases de avaliação será de R$ 60.000,00 em subvenção econômica, não reembolsável, oferecidos pela FAPESC. Além disso, será oferecida 01 (uma) bolsa nível de mestre ou graduado a 01 (um) membro da equipe do projeto aprovado; observe as normas do edital sobre a condição para ser bolsista.

 

13. Como posso gastar a subvenção?

Os recursos podem ser gastos em despesas conforme o item 4.3 do edital.

 

14. É obrigatório participar das capacitações, palestras e oficinas?

Sim, ao menos um membro da equipe precisa participar das atividades de capacitação do programa.

 

15. Sou obrigado a participar da auditoria?

Sim, as empresas beneficiadas serão avaliadas levando em conta o empreendimento, produto e empreendedor. As empresas são obrigadas a realizar prestações de contas técnicas e financeiras conforme critérios para utilizações dos recursos e procedimentos dispostos na cartilha de prestação de contas da FAPESC.

 

16. Tenho outra dúvida que não foi respondida pelo site ou pelo edital, como posso entrar em contato?

Caso sua dúvida não tenha sido esclarecida aqui ou no edital do programa, entre em contato com nossa equipe pelo e-mail [email protected]