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Dúvidas Frequentes

Faça download do passo-a-passo de como cadastrar uma deia: Como cadastrar uma ideia?

 

1. Quem pode submeter ideias no Programa Sinapse da Inovação?

Qualquer pessoa física que seja coordenador do projeto e tenha vínculo direto com a empresa (sócio proprietário ou funcionário) a ser criada em fase posterior do programa. Além disso, deve residir, no mínimo, 2 (dois) anos em Santa Catarina ou estar vinculado a uma ICTI (Instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação) de Santa Catarina.

Também pode submeter ideias Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte, mas deve ter sede no Estado de Santa Catarina e data de registro na Junta Comercial do Estado de Santa Catarina a partir de 26/11/2014. Além disso, a empresa: não deve ter sócio proprietários que possuam outra empresa; deverá assegurar contrapartida econômica no valor mínimo de 5% (cinco por cento) do valor total do projeto, excluído o valor da bolsa; ter objeto social que contemple atividade operacional relacionada com a ideia inovadora contemplada no âmbito da chamada.

 

2. Preciso ter uma empresa para participar?

Não é necessário ter uma empresa constituída para propor uma ideia. A constituição da empresa, no entanto, será necessária apenas após a terceira fase do programa (fase do projeto de fomento), caso o projeto seja aprovado. Para receber os recursos financeiros da FAPESC, não reembolsáveis, na forma de subvenção econômica, a pessoa física deverá obrigatoriamente, até a data de 06/06/2016, constituir uma empresa sediada no Estado de Santa Catarina.

 

3. Até quando posso submeter minha ideia?

As ideias podem ser submetidas a partir do lançamento da Chamada Pública até às 23 horas e 59 minutos do dia 05/11/2015, via Portal Sinapse da Inovação: http://sc.sinapsedainovacao.com.br/

 

4. Haverá prorrogação do prazo de submissão de ideias?

Não haverá prorrogação do prazo para submeter ideias. Por isso, fique atento e submeta sua ideia inovadora tranquilamente com antecedência.

 

5. Posso acessar minha ideia para fazer alterações após cadastrá-la?

Sim, as ideias poderão ser modificadas até o prazo limite de encerramento das inscrições. Após este prazo, modificações não serão possíveis. Mas cuidado, não deixe para a última hora para evitar riscos.

 

6. Quais os benefícios de submeter minha ideia com maior antecedência da data de encerramento das inscrições?

Apresentar a sua ideia com antecedência é vantajoso, pois permite que ela seja avaliada e comentada por outros participantes do programa por mais tempo. Desta forma, você ganhará maior relevância no sistema e maior número de feedbacks.

 

7. Como as ideias serão avaliadas?

Cada ideia será avaliada por dois especialistas, com formação e experiência em uma ou mais áreas temáticas do programa, homologados pelo Comitê Gestor. As avaliações seguirão os critérios estabelecidos no edital e, caso haja uma discrepância entre as avaliações, um terceiro especialista irá avaliar a ideia.

 

8. Qual o conceito de Inovação adotado pelo Programa?

Para propor suas ideias Inovadoras veja o que se deve entender por Inovação através do espaço de Capacitação da Fase 1 de Ideias.

 

9. Qual será o recurso financeiro oferecido para os selecionados para a etapa de pré-incubação?

O recurso financeiro concedido às ideias que forem aprovadas nas 3 fases de avaliação será de R$ 60.000,00 em subvenção econômica, não reembolsável, oferecidos pela FAPESC. Além disso, será oferecida 01 (uma) bolsa nível de mestre ou graduado a 01 (um) membro da equipe do projeto aprovado; observe as normas do edital sobre a condição para ser bolsista.

 

10. Como posso gastar a subvenção?

Sobre os recursos a serem repassados, verifique os itens 4.3 e 4.4 do edital.

 

11. É obrigatório participar das capacitações, palestras e oficinas?

Sim, ao menos um membro da equipe precisa participar das atividades de capacitação do programa.

 

12. Sou obrigado a participar da auditoria?

Sim, as empresas beneficiadas serão avaliadas levando em conta o empreendimento, produto e empreendedor. As empresas são obrigadas a realizar prestações de contas técnicas e financeiras conforme critérios para utilizações dos recursos e procedimentos dispostos na cartilha de prestação de conta da FAPESC.

 

13. Tenho outra dúvida que não foi respondida pelo site ou pelo edital, como posso entrar em contato?

Caso sua dúvida não tenha sido esclarecida aqui ou no edital do programa, entre em contato com nossa equipe pelo e-mail [email protected]