Operação-SC-VI Uma promoção do:
Operação-SC-VI Uma promoção do:
Sinta-se livre para entrar em contato:

Equity Crowdfunding: uma alternativa simples para se conectar com investidores

Notícia 26.10.2016

A captação de recursos financeiros é uma etapa muito importante para impulsionar um projeto inovador e já discutimos isso aqui. Existem diversas formas de adquirir financiamentos e, com a internet, as modalidades de crowdfunding (financiamento coletivo) tem ganhado cada vez mais espaço.

O crowdfunding se resume a uma “vaquinha” onde pessoas comuns podem investir em projetos de seu interesse, seja compartilhando a ideia, doando alguma quantia ou adquirindo o produto. Além do baixo custo, as plataformas de crowdfunding são grandes difusoras de boas ideias devido ao grande alcance obtido pela campanha que está sendo feita para levantar fundos. São exemplos de plataformas de crowdfunding: KickStarter, Catarse, Kickante, Benfeitoria, etc.

Existem diversas plataformas de financiamento coletivo e vários tipos de investimentos que podem ter contrapartida ou não. No crowdfunding sem contrapartida, ou seja, doação, o dinheiro doado ao projeto apoiado não necessariamente gera um retorno ao doador. Já no crowdfunding com contrapartida ou baseado em prêmios, ao contribuir financeiramente com um projeto, o apoiador recebe em troca um brinde, um serviço, ou o protótipo de um produto. Nos dois casos, a campanha possui um prazo para terminar e funciona na base do “tudo ou nada”, ou seja, ou o projeto consegue atingir a meta e recebe o montante, ou caso não atinja a meta dentro do prazo, não recebe nada.

Entre os tipos de financiamento coletivo, existe também o equity crowdfunding, uma modalidade introduzida no Brasil recentemente. O equity crowdfunding segue a mesma lógica do crowdfunding tradicional, com a diferença de ser baseado em investimentos em empresas nascentes.

No processo de equity crowdfunding, uma startup oferece um percentual de participação societária a outros usuários em troca de investimentos que serão utilizados na implementação do seu modelo de negócios. É uma forma simples de conectar investidores às startups que buscam captar recursos, sendo que a modalidade não exige um investimento mínimo tão alto quanto à bolsa de valores por exemplo. Ao aportar recursos em uma determinada startup, o investidor está apostando no crescimento da empresa investida para atingir rentabilidade no futuro. São exemplos de plataformas de equity crowdfunding: Eqseed, Broota, Eusocio, etc.

5-testesifscA sináptica Surf Evolution, contemplada na quarta edição do programa no estado, resolveu apostar nesta nova modalidade de financiamento para implementar seu plano de negócios. A startup lançou uma campanha de equity crowdfunding oferecendo a investidores de todo o país 10% da empresa, dividida em 100 partes iguais de R$10 mil.

A Surf Evolution desenvolveu uma linha de equipamentos funcionais para o aprendizado e treinamento do surfe e outros esportes. Os equipamentos além de auxiliarem o condicionamento físico, emitem uma avaliação do desempenho no final do treino e utilizam a realidade virtual para proporcionar experiências interativas ao usuário.

Confira a campanha no link http://www.funcionalse.com/