Operação-SC-VI Uma promoção do:
Operação-SC-VI Uma promoção do:
Sinta-se livre para entrar em contato:

Impactos em Santa Catarina

Ao longo de suas operações, o programa Sinapse da Inovação tem auxiliado empreendedores de todo o estado a tirarem suas ideias de sua mente e levá-las para o campo das empresas reais e rentáveis, garantindo geração de empregos e renda para os empreendedores a para a sociedade a que servem. Conheça aqui os principais impactos econômicos, sociais e tecnológicos do programa.

1. Impactos Econômicos

O Programa Sinapse da Inovação impactou positivamente a economia catarinense de diversas formas. Além do expressivo número de 385 empresas geradas, as empresas ainda ativas tiveram em 2014 um faturamento estimado de 120 milhões de reais. Considerando um percentual médio de acordo com a classificação tributária de cada empresa, estima-se que o valor total de impostos municipais, estaduais e federais arrecadados em 2014 tenha alcançado 27 milhões de reais, valor que supera os 21,3 milhões de reais investidos pela FAPESC e seus patrocinadores parceiros desde 2008.

2. Impactos Sociais

O Programa mobilizou, ao longo de suas operações, mais de 20 mil cidadãos, provenientes de 262 municípios catarinenses. Os números sinalizam a capilaridade do Sinapse da Inovação, que atinge cerca de 90% do Estado.

A geração de empregos altamente qualificados é um dos principais indicadores do impacto do Programa na sociedade catarinense. Considerando os sócios proprietários e funcionários diretos, foram gerados pelo menos 1500 postos de trabalho altamente qualificados.

Na Operação SC-IV, por exemplo, quase três quartos dos proponentes selecionados possuíam curso superior e, desses, aproximadamente a metade já era pós-graduado. Uma vez alavancado o desenvolvimento das Empresas Sinápticas, os empreendedores acabam ampliando rapidamente sua equipe de colaboradores e demandando serviços na sociedade local, o que gera inúmeros empregos indiretos.

3. Impactos Tecnológicos

As cinco operações do programa geraram pelo menos 151 patentes depositadas no Brasil e 259 relações de parceria. O levantamento realizado aponta, ainda, que o Sinapse mobiliza um espectro de empresas especialmente focado em tecnologias portadoras de futuro, fundamentais para o desenvolvimento tecnológico e econômico de toda a base industrial brasileira.

Cabe destacar que a geração de uma inovação normalmente está calcada em uma solução envolvendo tecnologia avançada. Transformar esta solução em um produto exigirá, em geral, um conjunto de outras tecnologias, materiais e processos especiais, sendo importante investir na aceleração do desenvolvimento de todo esse conjunto (cluster) para permitir que os produtos inovadores cheguem competitivos no mercado. Na Operação-SC-IV, por exemplo, mais de 50% dos produtos das empresas Sinápticas contêm hardware (eletrônico, mecatrônico, mecânico, plástico, entre outros), o que aumenta seu valor agregado e confirma a importância da criação de ambientes nos quais as empresas possam encontrar competências complementares para inovar.