Operação-SC-V Uma promoção do:
Operação-SC-V Uma promoção do:
Sinta-se livre para entrar em contato:

Sinápticas dão início à etapa de pré-incubação

Notícia 05.10.2016

Ontem (04/10), aconteceu no Teatro Governador Pedro Ivo em Florianópolis, a solenidade que marca o início da etapa de pré-incubação das 91 empresas que foram contempladas na 5ª edição do programa Sinapse da Inovação. Cada empresa receberá 60 mil em subvenção econômica, além de recursos destinados à contratação de bolsistas, por meio da FAPESC. Estiveram presentes autoridades como o ministro da Ciência Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, o Governador do Estado, João Raimundo Colombo, o Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Carlos Chiodini, o Prefeito de Florianópolis, César Souza Júnior, o Presidente da FAPESC, Sérgio Gargioni e o Presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Gelson Merisio.

 

empreendedores_sinapse

No período da tarde, os representantes das empresas contempladas seguiram para o SEBRAE, onde aconteceram os primeiros workshops de capacitação da etapa pré-incubação do programa. Na ocasião, as empresas receberam orientações sobre a metodologia Sinapse de pré-incubação e participaram de oficinas de Produto e Modelos de Receita, ministrados pelo professor da UFSC e coordenador do Laboratório de Orientações da Gênese Organizacional, Luiz Salomão Gomes e pelo consultor de negócios da Fundação CERTI Carlos Eduardo Negrão Bizzotto, respectivamente.

“O objetivo desta nova etapa do programa é o aperfeiçoamento do produto das startups, o desenvolvimento do seu plano de negócios e a aproximação das mesmas com o primeiro cliente e investidores. Para tanto, as empresas receberão 40 capacitações online com palestras sobre temas que estimulem o seu desenvolvimento nos 6 eixos do modelo Sinapse (Produto, Tecnologia, Mercado, Equipe, Gestão e Capital)”, explica Leandro Carioni, Diretor da Fundação CERTI, que executa o Sinapse da Inovação.

 

Premiação da Bolsa de Valoração de Ideias

 post_facebook

Durante a abertura do evento no período da tarde, no SEBRAE, aconteceu a premiação dos 5 vencedores da Bolsa de Valoração de Ideias – BVI, mecanismo similar a uma bolsa de valores criado para incentivar a participação no Sinapse.

Durante o período de submissão de ideias, qualquer pessoa, ao se cadastrar na plataforma do programa, recebia 20 créditos virtuais que poderiam ser aplicados nas ideias que julgasse mais promissoras.

As aplicações, seguidas de comentários em forma de feedback para os empreendedores proponentes das ideias, foram confrontadas com as notas aplicadas pelos avaliadores. O resultado obtido na multiplicação dos créditos aplicados pelas respectivas notas gerou uma pontuação para cada investidor participante.

Nessa quinta edição em Santa Catarina, o Sinapse da Inovação teve a participação de 4.922 investidores, que aplicaram um total de 38.587 créditos virtuais em 1.719 ideias inovadoras. Os cinco melhores investidores da BVI foram premiados com um iPad durante o encontro:

  1. Gabriel Francisco Medeiros Bogo;
  2. Luiz Guilherme Erthal Gianesini;
  3. Monique Terezinha Cezário Eleutério;
  4. Pedro Shioga; e
  5. Renan Corrêa Torres.